A DOUTRINA ESPÍRITA faz parte da história da humanidade, poderíamos até dizer que na verdade a humanidade faz parte da Doutrina e não o contrário.
O Espiritismo como conhecemos hoje, remonta o Velho Testamento, quando Moisés recebeu a primeira psicografia de nossa história, o DECÁLOGO ou os Dez Mandamentos.
Então, o Espiritismo faz parte de nosso cotidiano, acreditemos ou não. Seja nos fenômenos físicos, nas comunicações com os Espíritos, na influência que exercem sobre nós, enfim, em todos os momentos e situações que vivemos podemos nos identificar com os preceitos da DOUTRINA ESPÍRITA.
Allan Kardec ou Hippolyte Léon Denizard Rivail, responsável por estudar e codificar a DOUTRINA ESPÍRITA, nos deixou um legado maravilhoso, com exemplo de dedicação e devotamento.
Sempre apoiado pela Espiritualidade durante seu trabalho de codificação, e com especial atenção do Espírito Verdade, nos deixou uma série de livros, revistas e outros documentos para nos auxiliar no entendimento do mundo invisível, que são para nós, hoje, a mais importante referência para a divulgação do Evangelho de Jesus.
Entre suas obras, destacamos as mais utilizadas e difundidas pela Doutrina:
Outras obras, como Obras Póstumas, O que é o Espiritismo, Revista Espírita, A Prece, entre outras.